Pintura Hidrográfica como Fazer? Passo a Passo!

curso hidrografia

A personalização sempre oferece novas formas de transformar todos os tipos de objetos e suas formas. Algumas técnicas alcançaram grande sucesso e fama internacional, tais como a pintura hidrográfica.

Este processo de personalização está se tornando cada vez mais popular e cada vez mais pessoas estão se interessando por ele. Não demora muito para descobrir quem faz isso em casa com suas próprias mãos e ganha dinheiro extra ou uma renda regular.

Hoje você vai descobrir o que é preciso para pintar imagens hidrográficas e obter um guia passo-a-passo completo. Veja.

O que é pintura hidrográfica?

Antes de mostrarmos como fazer pintura hidrográfica, precisamos descrever o conceito. A pintura hidrográfica é um processo de impressão que utiliza água e fita adesiva.

Quando se insere um objeto nesta fita (que flutua na água), a impressão se cola à superfície.

A pintura hidrográfica pode ser feita em quase qualquer objeto que necessite de personalização. O objeto pode ser submerso na água? Pode então ser personalizado com tinta hidrográfica.

Este modelo de personalização é amplamente utilizado na indústria automotiva e também na indústria marítima para pequenas embarcações, tais como lanchas e iates. Podemos portanto concluir que as tintas hidrográficas são extremamente resistentes e duráveis.

Entretanto, se você quiser usar este método em casa, você precisa tomar algumas precauções especiais, além de todos os materiais. Antes de tudo, o tamanho do objeto personalizado deve ser levado em conta. Quanto maior a peça, maior o recipiente no qual ela deve ser mergulhada. E Você pode aprender de forma prática e profissional com o curso pintura hidrográfica online

Materiais para pintura hodrográfica

Os materiais básicos para a pintura de aquarela em casa são os seguintes:

  • – Recipiente de água – como já mencionado, quanto maior o item a ser customizado, maior deve ser o recipiente. É necessário ser capaz de imergir a maior parte do objeto no recipiente. Você também precisa considerar o tamanho do pano que está usando, que deve alcançar a veia, o que significa que deve ter espaço suficiente,
  • – Faixa hidrográfica: o desenho a ser impresso no objeto é impresso em uma faixa hidrográfica. Os formatos padrão têm 50 cm de largura, mas filmes especiais de 80 cm e 1 m de largura também estão disponíveis. Trata-se de álcool polivinílico, um polímero sintético produzido a partir do acetato de vinil monômero (VAM). É solúvel em água e biodegradável. Para preservar as propriedades do filme, é importante armazená-lo a uma temperatura de 20-25°C,
  • – Ativador: um produto químico que consiste em um solvente e uma base adesiva. Em outras palavras, assegura a adesão da fita ao objeto durante o revestimento hidrofílico. O ativador deve ser usado com cuidado e parcimônia (mais detalhes abaixo),
  • – Laca – para a destruição de peças. O verniz torna a tinta à base de água mais durável e brilhante.

Preparação passo a passo da tinta à base de água

Siga as instruções para preparar a pintura aquarelada em casa. Coloque todos os materiais no centro e siga as instruções passo a passo abaixo.

1 – Preparação dos componentes

Antes de usar tinta aquarelada, o objeto a ser personalizado deve ser preparado. Deve estar perfeitamente limpo, livre de graxa, resíduos (se for madeira) ou outras irregularidades que possam complicar o processo. O item deve ser perfeitamente liso, seco e limpo.

2 – Esfregue a peça, mesmo que não seja madeira.

Este passo não é necessário para todos os materiais, como o vidro. Entretanto, para garantir a estabilidade, é necessário usar lixa antes de iniciar o processo para garantir que o objeto esteja liso e bem desgastado. Em outras palavras, isto se aplica ao plástico, à madeira e a outros materiais.

3 – colocar a fita adesiva na água

Escolha um recipiente grande o suficiente para tirar a fita da água e deixar um pequeno pedaço de fita ao redor das bordas. O recipiente deve ser suficientemente profundo para permitir que o objeto personalizado seja submerso. A temperatura da água deve estar entre 12°C e 19°C. v

Para evitar que a fita se mova na água, prenda as extremidades às bordas do recipiente. Tome cuidado para não criar bolhas de ar ao colocar a fita adesiva na água. Após colocar a fita na água, deixe-a descansar por 2 minutos.

4 – Utilização da unidade

O atuador deve ser aplicado com um pulverizador, pistola de pulverização ou pistola. Preste atenção à dosagem, uma fina camada de ativador é suficiente. Aplique o adesivo dentro de 20 cm da fita.

Permita que o ativador absorva e espere pelo menos 5 segundos antes de mergulhá-lo na aquarela.

5 – Imersão na água

O objeto a ser personalizado deve ser mergulhado em um ângulo entre 30° e 45° para permitir que a tinta adira melhor à água. Mergulhar o objeto gradualmente e mantê-lo imerso por 5-10 segundos.

Antes de remover o objeto da água, remova qualquer resíduo de fita adesiva perto das extremidades. Se o objeto tiver 2 ou mais lados, você pode virá-lo ao final do tempo de imersão.

veja também: Quais são os bons negócios para cidades pequenas?

6 – Lavagem da peça

Método de enxágüe: esperar pelo menos 1 minuto antes do enxágüe. O enxágüe é feito para remover os resíduos de fita do artigo. O revestimento à base de água deve ser perfeito, portanto, o enxágüe é necessário.

7 – Secagem e envernizamento

Permitir que o trabalho seque ao ar livre. Finalmente, aplicar uma camada de verniz. Isto tornará a pintura aquarelada mais durável, mais forte e mais brilhante, dando-lhe uma aparência profissional.

Aproveite a pintura hidrográfica e use sua criatividade

Com tinta hidrográfica você pode ser criativo e personalizar praticamente qualquer assunto. Certifique-se de seguir as instruções passo a passo e preste atenção às diretrizes.

A pintura hidrográfica é um processo individual que está crescendo no Brasil e no mundo, abrindo também oportunidades de negócios para aqueles que a aprendem. Aprenda mais como fazer passo a passo com o Curso de hidrografia online.

Veja o vídeo para aprender mais